O que vem sendo feito e o que é possível melhorar
Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor.
Ideias abstratas tornam-se passíveis de visualização; o microscópico
torna-se grande; o passado torna-se presente, facilitando o aprendizado e
transformando o conteúdo em objeto de curiosidade e interesse. O
essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que deixe o
aluno orientado em relação ao que está aprendendo. Cada aula não é uma
aula, e sim uma aula que veio antes de uma aula e depois de outra. O
aprendizado deve ser interligado.
Em língua portuguesa, por exemplo, podem ser trabalhados textos
utilizando apenas um computador e um programa Word. A professora pode
incluir comentários nos textos dos alunos sem alterá-los e depois pedir
que revisem. Outra atividade interessante é pedir aos alunos que
pesquisem na internet um texto narrativo e solicitar que mudem o gênero
textual para poesia ou teatro (Magalhães e Amorim, 2008). A internet é
uma fonte riquíssima e excelente aliada do professor de português. Podem
ser realizadas produções de textos baseadas em histórias em quadrinhos
disponíveis na rede (www.turmadamonica.com.br).
Sites de notícias podem ser visitados para analisar, por exemplo, como
determinado país divulgou um acontecimento de âmbito mundial.
Nessa seqüência, pode-se trabalhar o texto jornalístico, e os próprios
alunos montam um jornal da escola utilizando programas no computador.
Gráficos e tabelas no Excell podem ser elaborados com o auxílio do
professor de matemática; artigos sobre o meio ambiente e alguma questão
que envolva a comunidade local podem ser criados com o apoio dos
professores de ciências e geografia. O mesmo jornal pode ser trabalhado
no formato de telejornal, e os alunos poderão fazer gravações com
câmeras digitais. As videoconferências, realizadas através de programas
como o Skype, por exemplo, são particularmente úteis para o professor de
língua estrangeira, que poderá acordar com professores de outros países
que ensinam a língua em questão, em séries equivalentes, para que os
alunos possam conversar on-line.
Febre entre a garotada, e agora ferramenta para a sala de aula, são os
sites de relacionamento e os blogs. Com atividades dirigidas e objetivos
claramente estabelecidos, é possível levar para a escola oportunidades
reais de uso da língua estrangeira ou mesmo da língua materna. Não
podemos esquecer os sites de atividades interativas, especialmente os
jogos on-line. Atividades como bingo, anagramas, caça-palavras, palavras
cruzadas e forca são alguns exemplos de exercícios interativos.
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